Beppe Grillo: ator comediante abala a política italiana



Texto: Dayse Angela do Nascimento Azevedo


James Ensor, As mascaras e a morte (1)

   O que mais me irrita é a comparação, da parte de alguns jornalistas brasileiros, do cômico italiano, genovês, Beppe Grillo, com o palhaço Tiririca. Eles são completamente diferentes. A performance de Grillo passa por uma sátira humorística com cunho político e Tiririca pelo besteirol, sem graça, vazio! Por tal motivo, buscarei dar-lhes um pouco mais de informação sobre o percurso artístico performático de Beppe Grillo, performer, pesquisador que “vem de uma tradição de contadores de historias, um sábio que sabe usar a fantasia surreal, que pode transformar situações ao redor, que tem a palavra certa para o momento certo... sempre jogou em um espaço entre, o paradoxo e o absurdo”. Dario Fo (The Observer).

Acrescento ainda: a maneira do fazer teatral de Grillo, muito influenciou meu trabalho de mediação cultural no interior das escolas italianas junto às crianças e professores(as). Ao desenvolver projetos artísticos performáticos em percursos de Educação Intercultural, busquei aproximar metodologias diversificadas de criação, composição e de encenação para a realização das atividades.Um outro exemplo, de metodologias diversificadas, destaca-se: "personagem muito conhecido na Africa Ocidental, o Griot: musico, dançarino, contador de historias, é a voz da tradição oral africana". Beltrame Paola, ( p.13-1997).

Para Dario Fo, premio Nobel de literatura 1997, a chave para entender Grillo não está na Itália do século 21 e sim, na escola dos Trovadores/Giullari, Itália do século 13. Tal entendimento passa também pelo Teatro Popular do século 15 ao século 18, com os cômicos da commedia dell'Arte. Suas performances itinerantes e humorísticas entreteram multidões, por meio de pequenas carroças ou pequenos palcos improvisados, percorreram ruas e praças das cidades. Os atores da Commedia dell”Arte, também conhecida como: “commedia Italiana”, “commedia do Improviso” e “commedia a soggetto”, seguiam um roteiro teatral denominado “Canavaccio” onde tinham total liberdade de criação.

Tendo em vista os meios limitados de transporte e a dificuldade de locomoção, os adereços foram simplificados, o cenário resumido em uma enorme tela pintada com a perspectiva de uma rua, de uma casa e, ou de um palácio. Os atores, apesar de possuírem uma teatralidade que ia alem dos limites de sua época, cita-se a exemplo: textos e diálogos improvisados, relação com o publico, jogo e espontaneidade, em suma, a maneira de interpretar era limitada, paradoxal a liberdade de criação, já mencionada acima (texto teatral). Entende-se que o ator, quando interpreta um personagem fixo e faz apenas um determinado papel, as vezes até a morte, como era o caso dos comediantes dell’arte, torna-se repetitivo, diante da inovação que deve compor uma obra de arte. 

Nesse processo, o corpo é o que mais sofre. Suas expressões são marcadas por gestos mecânicos, engessados, vindos de fora para dentro, permanecendo nas articulações periferias (mãos, pés, cabeça, braços e pernas) não se utiliza a experimentação do corpo em movimento como autoconhecimento, visando seu processo natural, orgânico, o que se reflete no    desdobramento da coluna vertebral. O importante era provocar risos, receber aplausos do publico diante de uma brilhante e impecável, oratória. Contudo, a commedia dell’arte foi uma forma de teatro popular que  surgiu em oposição a “commedia erudita” e marcou o principio, ou melhor, conquistou a autonomia do ator/atriz em relação à literatura dramática  o que hoje se  reflete no teatro contemporâneo como elemento fundamental para a conscientização e a construção  do próprio processo criativo do ator/criador/compositor. 

Da representação/improvisada, cuja função era provocar risos por meio de textos não sacros, se gerou a primeira forma de discriminação da igreja, impedindo com isso, a integração dos cômicos no ambiente urbano, restringindo-os as margens da sociedade e, ou, a serviço da igreja, da nobreza, da corte. Esses atores criadores de espetáculos imorais subverteram as leis, ao se colocarem no direito de falar, difundiram verdades ocultas presentes na sociedade. Eram espetáculos que ameaçavam a hierarquia e o poder eclesiástico. A igreja com a intenção de eliminar, os que a ela incomodavam, estipulou certa hierarquia de poder entre os cômicos, separando-os em: letrados trovadores e, cômicos giullari, vulgares imorais. Aqui, podemos comparar a politica eclesiástica com a politica estatal italiana na década de 80, conforme depoimento sobre Beppe Grillo, Dario Fo diz:
Pablo Picasso  criação de Pulcinella. Foto (3)


 “ a expulsão da TV estatal italiana na década de 1980 depois que ele fez piada contra políticos corruptos italianos, alguns anos antes que muitos deles fossem presos durante a onda, Itália Mãos Limpas...” Para Fo, tal proibição fazia parte de uma tradição e que, continua ele: "Nada mudou desde que o imperador Frederico II emitiu um decreto no século 13 contra Giullari que criticaram o poder. " Dario Fo (The Observer).


A trajetória de Grillo na TV italiana

Grillo chegou à fama de comediante por trazer em suas encenações denuncias referentes à escândalos políticos. Assisti dois de seus espetáculos em Roma, e constatei, por meio de pesquisas sobre seu trabalho que o ator nunca interpretou nenhum personagem, seja no teatro ou na televisão, ele  utiliza sempre a própria mascara cômica  ou seja, a de Beppe Grillo, ele mesmo. Todos os elementos  que compõem a Commedia dell’Arte  como: musica, dança, diálogos improvisados, entre outros... contribuiriam para o efeito cômico característico deste tipo de  performance que até os dias de hoje persiste, e que se apresenta no teatro de Dario Fo e, em parte, nas performances de Beppe Grillo.

Sua performance é baseada em roteiros de textos improvisados, em uma estrutura de monólogos estabelece à relação direta com o publico, batutando (em língua vulgar, dialetos regionais). Sua forma de encenação está baseada no texto não dramático, elemento presente no teatro contemporâneo, cuja função é: Identificar nas palavras, as imagens submersas e traduzi-las em imagens corporais. Apesar de Grillo não usar o corpo de forma orgânica  por focar o texto como principal elemento do espetáculo,  não tocar nenhum instrumento musical, não dançar, não utilizar musica nem poesia, contudo, ele consegue, através de suas pesquisas e da forma de sua encenação, baseada na oratória: envolver as relações pessoais aos meios de convívios (ambiente social) possibilitando com isso, uma dinâmica reflexiva sobre as ações dos humanos no cotidiano.

Seu cenário é reduzido à projeção de filmes, documentários, imagens audiovisuais, tecnologias e mídias sociais, para divulgar expressões politicas e culturais em um contexto: sócio - histórico-educativo intercultural. Deslocando-se em diferentes espaços e ambientes, Grillo busca a formação de publico que responde suas demandas através de risos e eventuais participações. Sua dinâmica é informar diferentes momentos referentes à politica, à educação,  ao comportamento, a cultura, ao meio ambiente, entre outras coisas ... e, sugerir reflexão aos diferentes  fatos que ocorrem e, ou, que provavelmente, poderão ocorrer com as pessoas ali presentes,  ou, com outras pessoas oriundas de diferentes etnias, classes sociais, religiões, seja da sociedade italiana, da comunidade europeia, do continente Americano, neste caso cita-se os programas da Tv Rai, intitulado: “Te do io il  Brasile” e ou, “Te do io l”America Americana”.


O apoio de Dario Fo nos comícios de Grillo


Dario Fo, quando foi convidado por Grillo para participar do comício em Milão, Piazza Duomo antes das eleições, lembrou em seu discurso sua juventude na cidade durante a segunda guerra mundial e, a relação com seu pai, um combatente da resistência. Diz ele: "O fim da guerra foi a última vez que eu vi a praça cheia com a mesma alegria, com pessoas que mudam seu modo de pensar sobre política". (The Observer). Na ocasião ele destacou a importância do Movimento de Grillo, fazendo um paralelo entre o M5E (política de ataque a classe privilegiada da Itália política) e os ativistas com quem trabalhou no final dos anos 1960, ele diz: "Naquela época, as pessoas também foram percebendo a importância da cultura, das escolas, e uma geração de cantores e compositores italianos estavam dando voz a isso”. (The Observer). Fo aponta a diferença da performance contemporânea de Grillo com os artistas daquela época, segundo ele:


“ por nunca terem realizado o equilíbrio de poder na Itália como faz Grillo, com 162 dos deputados e senadores sob controle de seu movimento. Agora, depois de seu triunfo eleitoral, Grillo enfrenta os desafios da política real. O primeiro veio na semana passada quando milhares de partidários insistiram com ele para formar um governo em funcionamento com o líder de centro-esquerda, Bersani, que precisa de seu apoio no Senado para alcançar a maioria”. (The Observer ).


O Movimento M 5E

O Movimento Cinco Estrelas – M5E, de Beppe Grillo 64 anos, conseguiu 25,5% dos votos dos italianos, atingindo um numero surpreendente de pessoas, sendo agora o maior partido único na Câmara dos Deputados contra os 25,4 % do Partido Democrático que coligado com a esquerda ecológica e de outros pequenos partidos, formam o centro – esquerda com 29,5 % dos votos. 

Grillo tornou –se conhecido na década de 70 e nunca poupou, em todas as suas apresentações teatrais, os políticos mas foi, no ano de 2007 quando começou a se organizar enquanto movimento, contra a classe politica. Critico, particularmente do primeiro ministro Mario Monti e de Silvio Berlusconi, nas eleições de 2013, consegue balançar a politica tradicional italiana. 



Videos

Selecionei 6 videos sobre o trabalho de Grillo. Segue abaixo a relação dos videos:

1. Beppe Grillo - Roma 2000 ( parte 1). Espetáculo no Coliseu de Roma/Colosseo- Roma 2008,
Tempo/duração: 9 min. Língua original.
2. Beppe Grillo e o Papa - Bento VI - Ratzinger. Texto extraido de seu espetaculo, Grillo fala sobre o
Papa. Tempo/duração: 50 seg. Lingua original
3. "Te lo do io il Brasile." Beppe Grillo no carnaval carioca, 1981(parte 1). Programa
4. Beppe GrilloZoofilo - "Te lo do io il Brasile". Tempo/duração: 3:07. Lingua original.
5. Ex-comediante rouba a cena em eleição na Itália. Documentário sobre a politica e o Movimento
Cinco Estrelas - M5E . Tempo/duração: 1:39 Em língua portuguesa
6. Euronewsinterview - Beppe Grillo em defesa dos eurofracos. entrevistas com Grillo.
tempo/duração: 7:12. Em língua portuguesa.


Fontes:
  • Ensor James. Le maschere e la morte. Liegi Musée des Beaux - Arts. Espressionismo, Art Dossier.(p.6). Giunt. Firenze Italia, 1997.
  • Tom Kington. The Observer , 2013 e foto (4):
  • http://www.guardian.co.uk/world/2013/mar/02/beppe-grillo-dario-fo-italy
  • Beltrame Paola. C'è un segreto tra noi. Sotigui Kouyaté:il racconto di un griot a contatto con L'Europa. Itália. Pisa, 1997.
  • Picasso Plabo, Progetto per il costume e la maschera di Pulcinella. Pulcinella, la misteriosa maschera della cultura europea di Hetty Paerl. Roma, 2002.