“ Bem, entendi que a proposta da Dayse é trazer para a turma um conhecimento amplo sobre arte e cultura. Dando ênfase sobre o tema etnia, procurando mostrar para todos que cada um tem seu próprio valor e que esse valor precisa ser reconhecido desde as raízes. Eu gostei e acho que esse conteúdo só nos acrescentará e, nos será de grande valor...” Mirian (aula de química, T. 2001. Prof. Patricia).

" hoje, eu consegui entender como a sociedade é desigual, preconceituosa e, para isso, é preciso compreender a historia da humanidade. E também os diferentes tipos de preconceitos como foram citados, por exemplo, nos Estados Unidos e no Brasil são diferentes, porem graves. Também meditei sobre o corpo que é muito importante. Obrigada pela aula divertida Dayse. Sempre bom entreter com coisas do tipo." Natã Goday
“Acho uma aula bem interessante porem, de inicio, tive um certo estranhamento, mas depois percebi que tinha uma dinâmica rica em conhecimento. Como por exemplo a questão da postura corporal, alongamento, ritmo, a questão cultural e histórica”. Sergio
Colégio Engenheiro Mario Moura Brasil do Amaral - CEMBRA.
Encontro COMUNIDADE Campinho da Independência.
Avaliação dos alunos - Nº de alunos : 54
Aula de Química - 17/03/2015 - PROF. Patrícia. TURMA 1001 CN
“... o que aprendi hoje pude
tirar de proveito, a importância do movimento do corpo, quando nos
movimentamos, conseguimos despertar um sentimento do nosso corpo que é o
metabolismo “Energia”.
Através dele conseguimos nos manter ativos e, quando não nos movimentamos pode
acontecer o temido sedentarismo que sempre nos deixa com preguiça de fazer
algo, de realizar tarefas e, o enfraquecimento dos músculos. Tirei de proveito
também que em alguns momentos do nosso dia – a - dia podem surgir ritmos,
movimentos de dança. A Dayse tinha uma forma de se comunicar incrível. Acho que
vou poder aprender muito com ela ainda, ela foi engraçada durante toda a aula e
os alunos começaram a ficar mais participativos durante a aula. Eu sempre gosto
de manter meu corpo ativo, em movimento e, hoje, as informações que obtive
foram bem proveitosas.” Thales Matheus


“ Hoje a professora Dayse falou
um pouco mais sobre a dança e ritmos. Nos mostrou como nos aquecemos, nos
mostrou o ritmo e um pouco do molejo da dança. A professora Dayse citou que a
química também tem a ver com a dança, em que o nosso corpo é orgânico e que
temos uma energia vital que através do movimento libera essa energia. Tambem
falou um pouco sobre a cultura africana. Falou mais sobre a dança em que eu
ainda não tinha conhecido. Foi bem legal essa demonstração da dança”. Iara Elesbão de Almeida.”
“ Eu queria que essa aula
continuasse porque ensina a todos nós a perder a vergonha. Foi muito bacana
porque a professora é muito legal, extrovertida. Estimula a todos a querer se
movimentar e, de pouco em pouco, estarmos fazendo aula de teatro e sem
vergonha.” Matheus Ferreira

“ A aula de hoje foi muito
alegra, divertida, confortável. Hoje aprendemos que nosso corpo produz energia
que pode dar choque e, também, um pouco da historia da dança e do teatro dos
africanos e de outro que eu não me lembro muito bem. Fizemos movimentos relaxantes como ombro para
trás e para frente, onde relaxou muito meu ombro, me sinto mais leve. É, foi
isso. Espero que esteja mais e mais, todas as semanas. Muito obrigada pela
presença. “ Traina Barbosa.
“ Bom, gostei da parte do
aquecimento do corpo, pois me fez lembrar o whorkshop de dois dançarinos
franceses. E foi bem interessante essa aula da professora Dayse . Tenho
curiosidade e vontade de aprender mais, pois gostei bastante”. Yanca
Matos de Oliveira
FIM
Encontro COMUNIDADE Campinho da Independência.
Avaliação dos alunos - Nº de alunos : 54
Aula de Química - 17/03/2015 - PROF. Patrícia. TURMA 1001 CN
Avaliação- Nº Participação de alunos:



“ Em sala de aula uma professora
chamada Dayse Nascimento... Nos mostrou
que muitos não estão interagindo seu próprio corpo ao longo da vida. Muitos com
seus quarenta anos de idade não estão nem conseguindo se agachar para pegar
algo ou alguma coisa.Por esse motivo ela estava nos mostrando que temos que nos
mexer, sacudir, nos alongarmos... Fazendo isso evitamos muitas dores, problemas
com a saúde, etc.. Mas, alem de tudo, aprendemos que a dança tem uma certa
ralação com a química: ao interagirmos com nosso corpo liberamos a energia, a
energia que nos move.” Brenda Lopes
“ A aula foi bem animada e,
principalmente engaçada. Consegui relaxar um pouco meu corpo e, ainda, aprendi
algumas coisas das culturas nativas do Brasil e Africana. E espero aprender
mais...” Maria Vitoria
“ Na aula de química de hoje
tivemos a participação da professora Dayse. Fizemos uma atividade para
movimentar mais o nosso corpo. Colocamos toda energia do nosso corpo fora, para
expressarmos com movimentos, para melhor estimular nosso corpo. Quando
dançamos, pulamos estamos ao mesmo tempo produzindo e liberando energia. Fazer
essa atividade ajuda nosso corpo para que no futuro não tenhamos dores nas
costas. “Foi uma atividade um pouco dolorosa, mas, muito divertida e
criativa.” Fabiana de Jesus de Oliveira.
“ A aula foi muito interessante
porque aprendemos a interagir mais com o nosso próprio corpo e, aprendemos a
criar novos ritmos e sair um pouco do normal”
“ A aula de hoje foi uma aula com
brincadeiras e seriedade. Nós nos apresentamos na brincadeira e
conversamos sobre a cultura. Fizemos exercícios corporais e falamos sobre a
matéria da professora Patrícia: química.” Anna
Paduo
“ Eu achei muito legal a
iniciativa da escola e da professora Dayse de trazer essa atividade para nós. A
aula é muito legal pois trabalha todo o corpo e nos ajuda a entender mais
sobre: interagir, dançar, ter ritmo. Vai ser bom ter uma experiência teatral em
nossas aula. E sobre a questão da química: ela tem uma grande importância na
dança e no teatro para que tenha corpo a corpo e isso é muito importante e vai
ser muito bom para a sala.” Zaila Lopes
Machado.

“
Nós trabalhamos na energia do corpo e nas culturas. Aprendemos que para
todos os movimentos do corpo precisamos de energia e que o tronco é
fundamental.” Debora Prado da Silva
Costa
“ Nesta aula eu me diverti muito. Achei muito
interessante, pois ajuda a aliviar as tenções com os exercícios corporais que a
professora Dayse passou. Refleti sobre o que ela disse que por conta das
igrejas os povos que dançavam, se
expressavam com o corpo eram queimados, pois eram considerados bruxos e,
ou, feiticeiros.” Marissa Vieira
“ Achei muito importante o lance
sobre o movimento. Pois hoje em dia eu, entre outros adolescentes, não estamos
acostumados a nos exercitar muito, daí o sedentarismo. Então foi bom a
explicação sobre o assunto. A aula foi muito boa, divertida e descontraída.
Poderia ter mais vezes.” Lara Gomes
“
A aula de hoje eu gostei dos movimentos que a professora fez com a
gente. Ela nos mostrou que a dança libera a energia que e que interpreta uma
dança maluca mas, foi legal, gostei muito. Essa aula tem que continuar.” Diogo Nascimento.


“ Sobre a aula de hoje, foi bem importante
aprendi muito, me exercitei sobre a matéria, foi muito interessante, falava
sobre as culturas, a origem da dança e sobre as pessoas que tinham vergonha de
suas origens.” Ligia Sá
“ eu gostei muito da aula de
hoje, no relaxamos, falamos sobre a energia do corpo e, que o corpo é apenas
uma matéria e é orgânico. Gostei quando se levantaram e se interagiram. Foi
legal e diferente essa aula.” Pietra Paola
“ Eu aprendi que a energia é muito
boa para nossa estrutura. Ela nos ajuda a dançar, a soltar nossa animação.” Barbara Costa Santos.
“ O mais importante é a pratica
de movimento do corpo na aula, ajudando-nos a relaxar e a nos divertir, nos fazendo a concentrar
melhor. Essa matéria dá a oportunidade de aprofundar e explorar melhor a
química, sendo assim, entendermos melhor”.
Mariana Gonçalves de oliveira.
“ Eu achei bem diferente, mais
porem, legal e engraçado, eu me descontraí e relaxei com os movimentos passados
na aula e, é sempre bom saber cada vez mais, e também é legal conhecer e
inventar frases rítmicas, saber como surgiram as danças. Eu quero que continue.
Não pense que foi porque não teve matéria no quadro e sim, pelo desenvolvimento
da turma que no meu ponto de vista, foi bom. Todos interagiram e é isso muito
legal”. Tais Gonçalves de Abreu
“ Na aula de hoje eu aprendi
sobre a energia que o corpo transmite e, de como podemos liberá-la. Acho que
isso vai ser bom e que devemos continuar, pois merecemos conhecer outras
culturas. Eu gostei da aula, achei muito interessante, acho que devemos
continuar”. Naaira
“ Gostei
dessa aula porque tem entretenimento e da pouco sono. Será muito bom ter aula de
- Pedagogia Teatral de Educação Intercultural”. Vitoria
Teodoria ( T 1001 CN)
Aula de Química - 17/03/2015 -
PROF. Patrícia. TURMA 2001 CN
Avaliação - Nº Participação alunos: Total
( 16 alunos )
“A aula foi muito interessante,
foi bem dinâmica, relembramos um pouco as culturas ( ...) e, sobre as
diferenças sociais que é importante para nossa formação. Nos divertimos. “ Nadia, Cintia, Isabela e Joani.
“ ... nos divertimos bastante e
ao mesmo tempo aprendemos algo novo que poderá ser utilizado em nosso
cotidiano, nos dando uma visão mais ampla de como combater o preconceito nos
dias de hoje”. Ana Paula Reis e Giselle
“ hoje, eu consegui entender como a sociedade é
desigual, preconceituosa e, para isso, é preciso compreender a historia da
humanidade. E também os diferentes tipos
de preconceitos como foram citados, por exemplo, nos Estados Unidos e no Brasil
são diferentes, porem graves. Tambem meditei sobre o corpo que é muito
importante. O brigada pela aula divertida Dayse. Sempre bom entreter com coisas
do tipo.’ Natã Goday.
“Eu achei interessante saber um
pouco mais dessa disciplina (...) conhecer um pouco da cultura. Gostei da
brincadeira que a gente fez, os exercícios de relaxamento e poder interagir
melhor uns com os outros. Foi bem legal, nos divertimos, foi uma aula
diferente. “ Josiane Araujo
“ (...) aprendemos,
indiretamente a partir do corpo, sobre a raça negra. Não devemos ter preconceito
pois cada um tem o seu ritmo, cada um tem seu jeito, modos e religiosidade.
Acho que a turma se divertiu...” Adria e Jasiele
“ Bom, eu gostei muito da aula da
prof. Dayse, a achei bastante simpática e ativa. Na minha opinião poderia haver
uma gincana básica no finl. Acho que poderia voltar mais vezes.” Agatha Rosa
“ Acho uma aula bem interessante
porem, de inicio, tive um certo estranhamento, mas depois percebi que tinha uma
dinâmica rica em conhecimento. Como por exemplo a questão da postura corporal,
alongamento, ritmo, a questão cultural e histórica”. Sergio
“ Eu queria que essa aula continuasse porque
hoje foi bem legal e interessante. Ela dança com a gente, canta, fez a gente
mexer, fez a gente rir, estimulou a gente a fazer as coisas que não fazia e
também a perder a vergonha. Não quero que acabe. “ Maria Comarda Barboza
“ A aula de hoje foi bem
interessante pois eu pude frisar muitas coisas sobre o racismo, pré conceito,
teatro, dança e, também, o racismo que tem em minha turma, embora eu seja a
segunda mais velha da turma, não concordei com algumas atitudes de zombaria de
alguns alunos. Mais da aula em si, amei
pois amo dança, gosto de teatro, gostei muito da professora (ela é
interessante, pois tem muitos conhecimentos). As exercícios são muito bons,
embora eu já tinha feito balé, kung – fu e May – Thay. As conversas muito
cultural, sobre nosso dia a dia, o propósito dessa aula, na minha opinião e
excelente. E, concluindo: eu acho que deveria ter mais e mais pessoas com essa
iniciativa como a sua, com essa espontaneidade, com esse brilho em defender a
nossa cultura, a nossa cor, a nossa alma, pois me identifiquei mesmo quieta e,
lhe falo obrigada pois, hoje pude me ver e, entender mais e mais . Obrigada. “ Vanessa
Oliveira dos Santos.
Aula: Praticas Pedagógicas para a infância - Professora
Suely - 24/03/2015 - TURMA 2001 CN .
Avaliação
dos alunos - Nº Participação: Total
( 15 ).
Pediu-se aos alunos que não colocassem nomes em seus escritos. Acreditando com isso a livre expressão, de cada um, diante de suas opiniões e desejos.Entre quinze escritos três colocaram seus nomes.
Pediu-se aos alunos que não colocassem nomes em seus escritos. Acreditando com isso a livre expressão, de cada um, diante de suas opiniões e desejos.Entre quinze escritos três colocaram seus nomes.
“ Achei a aula descontraída. É
estranha porque esta fora do que estamos acostumados. Acho que daí vem a
resistência entre o aceitar ou não. É um campo novo, hora parece atrativo outra
um campo minado. Quanto a proposta da aula eu gosto. Só não tenho ritmo nenhum
e tenho grande dificuldade quanto ao ritmo. Fico sempre perdida nunca sei
abaixar e qual levantar...” Mirian T. 2001
“Bom eu gostei da aula pois no
início relaxamos o corpo e não ficou aquela coisa pesada e cansativa como nos
dias de aula normal porque a mesma coisa todo dia cansa e, tipo, eu passo o
domingo pensando se quero ir para a escola e fazer a mesma coisa, nossa, isso
cansa, a gente fica fatigado. Então gostei porque é uma coisa nova e legal...”
“Achei até legal, apesar de ter
algumas partes que eu fiquei meio constrangida de fazer. Eu vi que mesmo a gente
conversando e aprendendo sobre pré conceito, teve um colega que na aula
demonstrou um ato de preconceito, não em relação a nos mas, em questão da
sexualidade. Fiquei chateado pelo colega, porque ele ficou muito constrangido.”
“ a aula hoje deu pra entender
melhor, foi bem dinâmica, agora deu pra entender melhor a proposta da aula. Só
os ritmos da dança que é um pouco estranho mas, com o tempo acostumaremos com o
ritmo. Hoje a aula foi bem divertida deu pra interagir melhor.”
“ A aula no auditório foi
dinâmica e divertida, com danças e gestos diferentes, (...). Somos um pouco
tímidos e vimos uma dificuldade, mas aos poucos vamos nos soltando e
participando mais...” Isabela de Sousa Zorgdrager
“Melhor que aula teórica, pois,
nos mexemos e nos exercitamos. “
“ A aula foi legal me ajudou a
ter um pouco mais de coordenação motora e um pouco mais de noção de ritmo. “
“ a aula foi bem dinâmica nos
soltamos mais. Perdemos um pouco a vergonha, aula criativa e legal. Algumas
coisas eram engraçadas, algumas danças, mas, foi bem interessante. A prender
exercícios para soltar ao corpo, etc...” Nadia
Carvalho
“ Achei no inicio chato, mas,
depois achei divertido. Brinquei e achei muito legal. Só acho que o restante da
turma deveria ter interagido mais.”
“ Gostei da aula foi bem criativa,
divertida e bem dinâmica com danças...”
“Essa aula foi ótima! Só acho
estranho esse “patum Tum”. Acho que deveríamos ter uma hora só de nos expressar
com nosso tipo de dança e fazer uma dança própria, para que possamos aprender
uma dança única. Acho que deveria na roda individualmente chamar cada um para
fazer seu “som” próprio.”
“ A aula foi divertida me fez dar
muita risada e até me enturmar. Foi Show
mesmo.”
“ Bom sobre a aula de hoje foi
bem interessante mas, com algumas coisas para eu me adaptar. Professora, muitas
alunas querem saber o objetivo, o que essa aula significa pra gente se quer ter
uma avaliação. Eu gostei e, estou gostando. Sobre a primeira aula, foi uma
evolução e tanto te respeito mas, tome cuidado com o que alunos acham sobre a
sua aula. Pode contar comigo. Obrigada.”
“ Eu gostaria de saber qual o
objetivo dessa atividade”.
“ Não gostei muito pois acho que
deveria começar a ‘aula’ explicando um pouco, falar sobre o objetivo com a nossa turma 2001 CN.
Por isso não participei direito. Poderia ser mais divertida. Obrigada.”
FIM