ENCONTRO ESCOLA - COMUNIDADE


Educação Ambiental:  Corpo memoria, identidade, relações. 
Educação alimentar:  Agricultura Familiar   
Socialização Políticas Públicas e Desenvolvimento sustentável.



“ Bem, entendi que a proposta da Dayse é trazer para a turma um conhecimento amplo sobre arte e cultura. Dando ênfase sobre o tema etnia, procurando mostrar para todos que cada um tem seu próprio valor e que esse valor precisa ser reconhecido desde as raízes. Eu gostei e acho que esse conteúdo só nos acrescentará e, nos será de grande valor...” Mirian (aula de química, T. 2001. Prof. Patricia).


“ Hoje eu pude aprender varias coisas que até então eu não sabia.  Eu achei a aula de hoje interessante e divertida, foi uma verdadeira aula brincadeira. Foi colocado as posturas do corpo e, as culturas africanas, racismo e o ‘apartheid’ americano. A sua aula, Dayse, ajuda a gente a colocar a timidez de lado e a interagir com a turma. Faz a gente entrar de ‘cara’ na brincadeira e lembrar de como a cultura negra é importante nas escolas.”  Alexandre.    
          
hoje, eu consegui entender como a sociedade é desigual, preconceituosa e,  para  isso, é preciso compreender a historia da humanidade. E também  os diferentes tipos de preconceitos como foram citados, por exemplo, nos Estados Unidos e no Brasil são diferentes, porem graves. Também meditei sobre o corpo que é muito importante. Obrigada pela aula divertida Dayse. Sempre bom entreter com coisas do tipo."  Natã Goday



“Acho uma aula bem interessante porem, de inicio, tive um certo estranhamento, mas depois percebi que tinha uma dinâmica rica em conhecimento. Como por exemplo a questão da postura corporal, alongamento, ritmo, a questão cultural e histórica”. Sergio


Colégio Engenheiro Mario Moura Brasil do Amaral - CEMBRA. 
Encontro COMUNIDADE Campinho da Independência. 
Avaliação  dos alunos - Nº de alunos : 54 


Aula de Química - 17/03/2015 - PROF. Patrícia. TURMA 1001 CN 

Avaliação- Nº Participação de alunos:  


“... o que aprendi hoje pude tirar de proveito, a importância do movimento do corpo, quando nos movimentamos, conseguimos despertar um sentimento do nosso corpo que é o metabolismo “Energia”. Através dele conseguimos nos manter ativos e, quando não nos movimentamos pode acontecer o temido sedentarismo que sempre nos deixa com preguiça de fazer algo, de realizar tarefas e, o enfraquecimento dos músculos. Tirei de proveito também que em alguns momentos do nosso dia – a - dia podem surgir ritmos, movimentos de dança. A Dayse tinha uma forma de se comunicar incrível. Acho que vou poder aprender muito com ela ainda, ela foi engraçada durante toda a aula e os alunos começaram a ficar mais participativos durante a aula. Eu sempre gosto de manter meu corpo ativo, em movimento e, hoje, as informações que obtive foram bem proveitosas.” Thales Matheus


“ Hoje a professora Dayse falou um pouco mais sobre a dança e ritmos. Nos mostrou como nos aquecemos, nos mostrou o ritmo e um pouco do molejo da dança. A professora Dayse citou que a química também tem a ver com a dança, em que o nosso corpo é orgânico e que temos uma energia vital que através do movimento libera essa energia. Tambem falou um pouco sobre a cultura africana. Falou mais sobre a dança em que eu ainda não tinha conhecido. Foi bem legal essa demonstração da dança”. Iara Elesbão de Almeida.” 




“ Em sala de aula uma professora chamada Dayse Nascimento...  Nos mostrou que muitos não estão interagindo seu próprio corpo ao longo da vida. Muitos com seus quarenta anos de idade não estão nem conseguindo se agachar para pegar algo ou alguma coisa.Por esse motivo ela estava nos mostrando que temos que nos mexer, sacudir, nos alongarmos... Fazendo isso evitamos muitas dores, problemas com a saúde, etc.. Mas, alem de tudo, aprendemos que a dança tem uma certa ralação com a química: ao interagirmos com nosso corpo liberamos a energia, a energia que nos move.” Brenda Lopes




“ A aula foi bem animada e, principalmente engaçada. Consegui relaxar um pouco meu corpo e, ainda, aprendi algumas coisas das culturas nativas do Brasil e Africana. E espero aprender mais...”   Maria Vitoria

“ Na aula de química de hoje tivemos a participação da professora Dayse. Fizemos uma atividade para movimentar mais o nosso corpo. Colocamos toda energia do nosso corpo fora, para expressarmos com movimentos, para melhor estimular nosso corpo. Quando dançamos, pulamos estamos ao mesmo tempo produzindo e liberando energia. Fazer essa atividade ajuda nosso corpo para que no futuro não tenhamos dores nas costas. “Foi uma atividade um pouco dolorosa, mas, muito divertida e criativa.”  Fabiana de Jesus de Oliveira.

“ A aula foi muito interessante porque aprendemos a interagir mais com o nosso próprio corpo e, aprendemos a criar novos ritmos e sair um pouco do normal”

“ A aula de hoje foi uma aula com brincadeiras e seriedade. Nós nos apresentamos na brincadeira e conversamos sobre a cultura. Fizemos exercícios corporais e falamos sobre a matéria da professora Patrícia: química.” Anna Paduo

“ Eu achei muito legal a iniciativa da escola e da professora Dayse de trazer essa atividade para nós. A aula é muito legal pois trabalha todo o corpo e nos ajuda a entender mais sobre: interagir, dançar, ter ritmo. Vai ser bom ter uma experiência teatral em nossas aula. E sobre a questão da química: ela tem uma grande importância na dança e no teatro para que tenha corpo a corpo e isso é muito importante e vai ser muito bom para a sala.” Zaila Lopes Machado.


“ Eu queria que essa aula continuasse porque ensina a todos nós a perder a vergonha. Foi muito bacana porque a professora é muito legal, extrovertida. Estimula a todos a querer se movimentar e, de pouco em pouco, estarmos fazendo aula de teatro e sem vergonha.” Matheus Ferreira

“  Nós trabalhamos na energia do corpo e nas culturas. Aprendemos que para todos os movimentos do corpo precisamos de energia e que o tronco é fundamental.” Debora Prado da Silva Costa

“ Nesta aula eu me diverti muito. Achei muito interessante, pois ajuda a aliviar as tenções com os exercícios corporais que a professora Dayse passou. Refleti sobre o que ela disse que por conta das igrejas os povos que dançavam, se  expressavam com o corpo eram queimados, pois eram considerados bruxos e, ou, feiticeiros.”  Marissa Vieira

“ Achei muito importante o lance sobre o movimento. Pois hoje em dia eu, entre outros adolescentes, não estamos acostumados a nos exercitar muito, daí o sedentarismo. Então foi bom a explicação sobre o assunto. A aula foi muito boa, divertida e descontraída. Poderia ter mais vezes.” Lara Gomes

“  A aula de hoje eu gostei dos movimentos que a professora fez com a gente. Ela nos mostrou que a dança libera a energia que e que interpreta uma dança maluca mas, foi legal, gostei muito. Essa aula tem que continuar.” Diogo Nascimento.

“ A aula de hoje foi muito alegra, divertida, confortável. Hoje aprendemos que nosso corpo produz energia que pode dar choque e, também, um pouco da historia da dança e do teatro dos africanos e de outro que eu não me lembro muito bem.  Fizemos movimentos relaxantes como ombro para trás e para frente, onde relaxou muito meu ombro, me sinto mais leve. É, foi isso. Espero que esteja mais e mais, todas as semanas. Muito obrigada pela presença. “ Traina Barbosa.

“  Sobre a aula de hoje, foi bem importante aprendi muito, me exercitei sobre a matéria, foi muito interessante, falava sobre as culturas, a origem da dança e sobre as pessoas que tinham vergonha de suas origens.”  Ligia Sá


“ Bom, gostei da parte do aquecimento do corpo, pois me fez lembrar o whorkshop de dois dançarinos franceses. E foi bem interessante essa aula da professora Dayse . Tenho curiosidade e vontade de aprender mais, pois gostei bastante”.  Yanca Matos de Oliveira

“ eu gostei muito da aula de hoje, no relaxamos, falamos sobre a energia do corpo e, que o corpo é apenas uma matéria e é orgânico. Gostei quando se levantaram e se interagiram. Foi legal e diferente essa aula.”  Pietra Paola

“ Eu aprendi que a energia é muito boa para nossa estrutura. Ela nos ajuda a dançar, a soltar nossa animação.” Barbara Costa Santos.

“ O mais importante é a pratica de movimento do corpo na aula, ajudando-nos a relaxar  e a nos divertir, nos fazendo a concentrar melhor. Essa matéria dá a oportunidade de aprofundar e explorar melhor a química, sendo assim, entendermos melhor”.  Mariana Gonçalves de oliveira.

“ Eu achei bem diferente, mais porem, legal e engraçado, eu me descontraí e relaxei com os movimentos passados na aula e, é sempre bom saber cada vez mais, e também é legal conhecer e inventar frases rítmicas, saber como surgiram as danças. Eu quero que continue. Não pense que foi porque não teve matéria no quadro e sim, pelo desenvolvimento da turma que no meu ponto de vista, foi bom. Todos interagiram e é isso muito legal”.  Tais Gonçalves de Abreu

“ Na aula de hoje eu aprendi sobre a energia que o corpo transmite e, de como podemos liberá-la. Acho que isso vai ser bom e que devemos continuar, pois merecemos conhecer outras culturas. Eu gostei da aula, achei muito interessante, acho que devemos continuar”. Naaira

“ Gostei dessa aula porque tem entretenimento e da pouco sono. Será muito bom ter  aula de  - Pedagogia Teatral de Educação Intercultural”.  Vitoria Teodoria ( T 1001 CN)



Aula de Química - 17/03/2015 - PROF. Patrícia. TURMA 2001 CN 

Avaliação - Nº Participação alunos:       Total ( 16 alunos )



“A aula foi muito interessante, foi bem dinâmica, relembramos um pouco as culturas ( ...) e, sobre as diferenças sociais que é importante para nossa formação. Nos divertimos. “ Nadia, Cintia, Isabela e Joani.


“ ... nos divertimos bastante e ao mesmo tempo aprendemos algo novo que poderá ser utilizado em nosso cotidiano, nos dando uma visão mais ampla de como combater o preconceito nos dias de hoje”. Ana Paula Reis e Giselle


“  hoje, eu consegui entender como a sociedade é desigual, preconceituosa e,  para  isso, é preciso compreender a historia da humanidade. E também  os diferentes tipos de preconceitos como foram citados, por exemplo, nos Estados Unidos e no Brasil são diferentes, porem graves. Tambem meditei sobre o corpo que é muito importante. O brigada pela aula divertida Dayse. Sempre bom entreter com coisas do tipo.’ Natã Goday.

“Eu achei interessante saber um pouco mais dessa disciplina (...) conhecer um pouco da cultura. Gostei da brincadeira que a gente fez, os exercícios de relaxamento e poder interagir melhor uns com os outros. Foi bem legal, nos divertimos, foi uma aula diferente. “  Josiane Araujo


“  (...) aprendemos, indiretamente a partir do corpo, sobre a raça negra. Não devemos ter preconceito pois cada um tem o seu ritmo, cada um tem seu jeito, modos e religiosidade. Acho que  a turma se divertiu...” Adria e Jasiele  

“ Bom, eu gostei muito da aula da prof. Dayse, a achei bastante simpática e ativa. Na minha opinião poderia haver uma gincana básica no finl. Acho que poderia voltar mais vezes.” Agatha Rosa

“ Acho uma aula bem interessante porem, de inicio, tive um certo estranhamento, mas depois percebi que tinha uma dinâmica rica em conhecimento. Como por exemplo a questão da postura corporal, alongamento, ritmo, a questão cultural e histórica”. Sergio

 “ Eu queria que essa aula continuasse porque hoje foi bem legal e interessante. Ela dança com a gente, canta, fez a gente mexer, fez a gente rir, estimulou a gente a fazer as coisas que não fazia e também a perder a vergonha. Não quero que acabe. “ Maria  Comarda Barboza

“ A aula de hoje foi bem interessante pois eu pude frisar muitas coisas sobre o racismo, pré conceito, teatro, dança e, também, o racismo que tem em minha turma, embora eu seja a segunda mais velha da turma, não concordei com algumas atitudes de zombaria de alguns alunos. Mais  da aula em si, amei pois amo dança, gosto de teatro, gostei muito da professora (ela é interessante, pois tem muitos conhecimentos). As exercícios são muito bons, embora eu já tinha feito balé, kung – fu e May – Thay. As conversas muito cultural, sobre nosso dia a dia, o propósito dessa aula, na minha opinião e excelente. E, concluindo: eu acho que deveria ter mais e mais pessoas com essa iniciativa como a sua, com essa espontaneidade, com esse brilho em defender a nossa cultura, a nossa cor, a nossa alma, pois me identifiquei mesmo quieta e, lhe falo obrigada pois, hoje pude me ver e, entender mais e mais . Obrigada. “  Vanessa Oliveira dos Santos.


Aula: Praticas Pedagógicas para a infância -  Professora Suely - 24/03/2015 - TURMA 2001 CN .

Avaliação dos alunos - Nº Participação:  Total ( 15 ).

Pediu-se aos alunos que não colocassem  nomes em seus escritos. Acreditando com isso a livre expressão, de cada um, diante de suas opiniões e desejos.Entre quinze escritos três colocaram seus nomes.

“ Achei a aula descontraída. É estranha porque esta fora do que estamos acostumados. Acho que daí vem a resistência entre o aceitar ou não. É um campo novo, hora parece atrativo outra um campo minado. Quanto a proposta da aula eu gosto. Só não tenho ritmo nenhum e tenho grande dificuldade quanto ao ritmo. Fico sempre perdida nunca sei abaixar e qual levantar...” Mirian T. 2001

“Bom eu gostei da aula pois no início relaxamos o corpo e não ficou aquela coisa pesada e cansativa como nos dias de aula normal porque a mesma coisa todo dia cansa e, tipo, eu passo o domingo pensando se quero ir para a escola e fazer a mesma coisa, nossa, isso cansa, a gente fica fatigado. Então gostei porque é uma coisa nova e legal...”

“Achei até legal, apesar de ter algumas partes que eu fiquei meio constrangida de fazer. Eu vi que mesmo a gente conversando e aprendendo sobre pré conceito, teve um colega que na aula demonstrou um ato de preconceito, não em relação a nos mas, em questão da sexualidade. Fiquei chateado pelo colega, porque ele ficou muito constrangido.”

“ a aula hoje deu pra entender melhor, foi bem dinâmica, agora deu pra entender melhor a proposta da aula. Só os ritmos da dança que é um pouco estranho mas, com o tempo acostumaremos com o ritmo. Hoje a aula foi bem divertida deu pra interagir melhor.”

“ A aula no auditório foi dinâmica e divertida, com danças e gestos diferentes, (...). Somos um pouco tímidos e vimos uma dificuldade, mas aos poucos vamos nos soltando e participando mais...”  Isabela de Sousa Zorgdrager

“Melhor que aula teórica, pois, nos mexemos e nos exercitamos. “

“ A aula foi legal me ajudou a ter um pouco mais de coordenação motora e um pouco mais de noção de ritmo. “

“ a aula foi bem dinâmica nos soltamos mais. Perdemos um pouco a vergonha, aula criativa e legal. Algumas coisas eram engraçadas, algumas danças, mas, foi bem interessante. A prender exercícios para soltar ao corpo, etc...” Nadia Carvalho

“ Achei no inicio chato, mas, depois achei divertido. Brinquei e achei muito legal. Só acho que o restante da turma deveria ter interagido mais.”

“ Gostei da aula foi bem criativa, divertida e bem dinâmica com danças...”

“Essa aula foi ótima! Só acho estranho esse “patum Tum”. Acho que deveríamos ter uma hora só de nos expressar com nosso tipo de dança e fazer uma dança própria, para que possamos aprender uma dança única. Acho que deveria na roda individualmente chamar cada um para fazer seu “som” próprio.”

“ A aula foi divertida me fez dar muita risada e até  me enturmar. Foi Show mesmo.”

“ Bom sobre a aula de hoje foi bem interessante mas, com algumas coisas para eu me adaptar. Professora, muitas alunas querem saber o objetivo, o que essa aula significa pra gente se quer ter uma avaliação. Eu gostei e, estou gostando. Sobre a primeira aula, foi uma evolução e tanto te respeito mas, tome cuidado com o que alunos acham sobre a sua aula. Pode contar comigo. Obrigada.”

“ Eu gostaria de saber qual o objetivo dessa atividade”.

“ Não gostei muito pois acho que deveria começar a ‘aula’ explicando um pouco, falar  sobre o objetivo com a nossa turma 2001 CN. Por isso não participei direito. Poderia ser mais divertida. Obrigada.”


FIM