Dança Orgânica


Dança Orgânica  

com Dayze Nascimento            

           

Workshop/Curso/Palestra. Oferece efeitos terapêuticos que beneficiam a integração entre físico - mental - emocional e também abre espaço para o encontro, à pesquisa, à liberação do stress e, por consequência, à expressão dos afetos. As atividades são realizadas através de diferentes ritmos visando criar uma sensação de acolhimento e de pertencimento entre os participantes. 

Palavra chave:                                   


  • Pertencimento,                                      
  • Sustentabilidade,                                  
  • Corpo-poético.    

Público Alvo:                                      ,                                      
  • Jovens, idosos, profissionais  de  qualquer área.

Em 2018 - Escola e Faculdade Angel Vianna. Rua Jornalista Orlando Dantas N. 8 Laranjeiras. Curso com duração de três meses. De agosto a novembro. Todas as quartas - feiras de 15:30 às 17:00 .




Workshop /Palestras

Analisaremos o conceito de ‘organicidade’ na arte e na vida  através da expressão e conscientização do corpo no movimento. Nesse processo, também destacaremos a valorização e o deslocamento do corpo, Afrodiásporico  na cultura do ocidente, evidenciando: a cultura, a memória e as relações. 

Nossa metodologia se apoia na linha de pesquisa da “organicidade"do pedagogo teatral Grotowski, sobre ritos africanos e afro - caribenhos que destacam o corpo orgânico do ‘performer’. Grotowski enfatiza algumas maneiras que caracterizam a expressão corporal orgânica, tais como: sintonia entre tempo/ritmo/respiração, vocalização, postura não rígida, importância da ondulação da coluna vertebral, entre outros elementos de encenação que vieram a ser adotadas pelo Teatro contemporâneo. Seu legado sobre ‘organicidade do corpo performer’, redefiniu o teatro contemporâneo, na medida em que reinventou parâmetros que permitiram pensar o corpo, enquanto expressão de arte hibrida, interculturalidade e transdisciplinaridade.


Por meio da  preparação técnica,  corpo-voz (tempo-espaço-ritmo), trabalhamos o tônus muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e a precisão do movimento. Dessa forma, descobriremos a importância da postura não rígida, a ondulação da coluna vertebral, a sintonia entre respiração, vocalização e criação.Com o desenvolvimento de expressões rítmicas próprias, criamos uma dança consciente sob diferentes ritmos e tempos musicais, numa atmosfera de pertencimento e acolhimento de si, do outro e do meio ambiente. Como fechamento do ciclo faremos uma apresentação de Dança - Teatro com uma composição de texto e coreografias criadas, pelos próprios alunos. O curso foi elaborado, a partir, dos princípios básicos do Pilates, da organicidade do corpo performer afrodiaspòrico e, metodologia Angel Vianna (conscientização do movimento e jogos corporais).



Dayse Angela do Nascimento Azevedo  

Pós graduada em Arte Cênica - curso mestrado -  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio. Graduada em Arte e Ciência do Espetáculo (Teatro - Art Performance) - Università Degli Studi di Roma, “La Sapienza di Roma” - Faculdade de Ciências Humanas, Roma, Italia. Formada pela - Escola e Faculdade de Dança Angel Vianna - curso Técnico em Reeducação Motora e Terapia Através da Dança. Atuou como docente de (dança - teatro) no -  Centro Cultural Brasil-Italia da Embaixada do Brasil  em Roma - Itália e, na  - Università  Popolare della Terza Età di Roma - UPTER. Roma - Itália.