Programa: Livro Vivo Itinerante nas escolas



Projeto O Canto Sobre a Cidade


Texto ambientado entre os Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas. Um canto misterioso invade a metrópole do Rio de janeiro. Sua melodia é fascinante, envolvente, mágica, captura a atenção de toda gente para um lugar distante, a Serra da Barriga.

Através de vários episódios cotidianos característicos da sociedade brasileira, o narrador conta sua própria vida e descreve, como em um grande afresco, a historia do líder Zumbi dos Palmares. Para as crianças e jovens do ensino fundamental e médio

Projeto inserido no programa multicultural da Biblioteca Comunale di Roma, “La valigia del narratore del Brasile " ou “ A mala de viagem do narrador brasileiro”. Ano 1999.


Durante a gravação televisiva do programa: "Un Mondo a Colori ". TV Rai Educacion ( ver vídeo).
Centro de Estudos Brasileiros (CEB) -Embaixada do Brasil Roma -Itália,1999. Escola convidada:Trento e Trieste. 

Uma mala cheia de objetos, imagens, sonhos, musicas, poesias e memorias: cria e recria, inventa e reinventa, modos plurais de ver e de sentir a vida.


Escola G.A. Marcati, Relatório professoras/es.Roma- Itália. Ano escolástico: 2000- 2001.

O projeto “O Canto Sobre a Cidade” teve como objetivo favorecer o encontro entre culturas por meio de alguns canais de comunicação. O projeto-laboratório foi desenvolvido no espaço teatro da escola, dividido em 5 encontros com duração de 2 horas cada um. A cada encontro era destinado à fazer com que, cada aluno falasse de si, dialogando com o outro as informações obtidas no conto biográfico de Dayse Nascimento sobre temas sempre diferentes, tais como: Viagem, Sonho, Origens. 

Alguns encontros foram enriquecidos com projeção de imagens, musicas originarias da cultura brasileira, jogos ritmados e da envolvente personalidade de Dayse Nascimento que de volta em volta contava e representava com entusiasmo, episódios, as vezes biográficos, as vezes fantásticos ou mitológicos. Os alunos participaram ativamente nos percursos oferecidos. Convidados à produção de textos: desenharam e representaram suas próprias historias. Pesquisaram suas origens e refletiram fatos e lugares de memoria, de pertencimento familiar.

Com a finalidade de utilizar, através da linguagem corporal, os ritmos propostos, foram oferecidos vários e entusiasmantes jogos teatrais. No final, uma viagem imaginaria na Amazônia, acompanhada de musica ritmada, originaria e mimada por todos os alunos, concluiu a serie de encontros.


Professoras: Amatulli Pasquina, Ottaviano Laura, Ruggiu Mariello.

Roma, 23/2/2001




Escola Marcati. Laboratório: O "Canto Sobre a Cidade"