Jogando com o Samba/ Livro Vivo Itinerante. - VÍDEO

Apresentação da Professora Frederica, da Associação Prezzemolo, sobre o livro/ seminário/curso realizado pela autora, mediadora cultural, Dayse Nascimento, em escolas publicas de Roma-Itália, 2004.                                                                             
                                                                             


Diz Frederica (resumo de seu texto em português): A diferença da fabula tradicional, transmitida no tempo, de geração em geração é que essa nasce aqui, hoje, com definições e características particulares. A autora nos apresenta uma fabula contemporânea, inspirada e ambientada em seu próprio contexto cultural de origem, cidade do Rio de Janeiro.Continua Frederica:  "do texto se pode extrair tantas coisas; educação imagem, educação ambiental, educação alimentar, educação rítmica, corpo/musical, dança, teatro, entre outras coisas..."

O seminário esta dividido em três parte: 1- O Contexto histórico - artístico - sócio- cultural Afro - brasileiro (local e global), 2- O conteúdo do livro (historia do samba, ritmo como pedagogia), 3- Experimentação pratica com a técnica de Pedagogia Teatral Afro - brasileira.    
                                                                                         
A história do livro “Jogando com o Samba”, faz paralelo ao nascimento do samba. Um pintinho de nome Brasileirinho nasce com um som particular, muito parecido com o instrumento de nome cuíca. As crianças acompanham o pintinho e a sua banda musical em uma caminhada de encontros e surpresas. O conto é o fio condutor mas, são as crianças que criam e recriam, imprimindo forma e vida a uma miscelânea de sons, cores, lugares e personagens.

VER   YouTube: PROFESSORES (as) Capacitação - Roma /Itália                                         


OUTROS LINKS: